Ontem estava vendo no canal Discovery um programa chamado “A Era do Video-games”, onde os produtores contextualizavam as criações de época (anos 60, 70 e 80) com os fatos históricos. Já estou nessa estrada a muito tempo. Sou da época do Atari 2600 com os seus clássicos River Raid, Pitfall, Pac-man entre outros. E vendo esse programa, não tive como não ficar com aquela nostalgia.

Podem me criticar a vontade, mas acho que essa foi a era de ouro dos vídeo-games. Época de diversão garantida e despretensiosa. Época em que jogos como River Raid suscitavam inúmeros mitos devido ao seu alto grau de dificuldades, mas a verdade é que ninguém chegava ao fim para comprová-los. Um deles era o famoso robô gigante que apareceria como o chefão final do jogo. Quem tem quase 30 anos e não se lembra dessa?

Hoje os jogos estão todos destrinchados na internet, fase a fase. E apesar de alguns manterem o desafio lá em cima, não chegam nem aos pés da exigência de habilidade motora de jogos como o Enduro, por exemplo.

Não que eu não tenha me divertido com os games posteriores, lógico que sim. Em seguida veio o Master System com o seu Alex Kidd e o Mega Drive com o épico Golden Axe (imagem) e Sonic. Após um tempo só jogando PC, descobri, já tardiamente, o Playstation. E parei por aí.

Hoje só jogo mesmo os games para PC, mas há quase um ano que não jogo nada. Não por falta de tempo, talvez por falta de interesse mesmo. Será que fiquei velho? Não tenho mais paciência para jogar games? A resposta é não para todas as questões. O que mais faz ter mais saudades dos anos 80 e 90. Pois naquela época os cartuchos eram muito baratos. Eu tinha uma sacola cheia de jogos do Atari, que estão comigo até hoje.

Mas, conforme as gerações iam passando, ficava cada vez mais cara, tanto o console quanto os games. Na era Master System só consegui comprar 7 jogos. Do Mega apenas 2, e do Playstation nenhum. Estou a duas gerações atrasados, e sem nenhuma expectativa de ter um dinheiro sobrando para comprar um novo console. Melhorar o PC para os jogos mais modernos? Nem pensar. A vida adulta é muito cara e existem outras prioridades.

Assistindo o programa de ontem, me deu aquela vontade de voltar a “detonar” alguns games. Alguém me convida?

Segue abaixo o meu Top-20 games de todos os tempos. É claro que só constam aqui aqueles que joguei. E não estão por ordem de preferência, apenas de lembrança:

1 – River Raid
2 – Pitfall
3 – Mario Bros 1 e 3 (Nintendo)
4 – Super Mario (Super-Nintendo)
5 – Golden Axe
6 – Alex Kidd and the Miracle World
7 – Sonic 2
8 – RallyX (alguém lembra desse Arcade?)
9 – Need for Speed Underground
10 – Mafia
11 – Max Payne (1 e 2)
12 – Fifa (a série)
13 – Sim City 2
14 – Ghost Recon (todos)
15 – Counter-Strike (o clássico)
16 – Age of Empires 2
17 – Tony Hawk (1 e 2)
18 – Ultima Online
19 – Street Fighter II
20 – Final Fantasy 8

Esse post está participando da Promoção O Fim da Várzea - Half Life