Estou a duas semanas tentando jogar o MMORPG japonês chamado Goonzu Online. Mas não por falta de tempo, e sim por falta de interesse mesmo. Hoje (sexta-feira) entrei no jogo me preparando para escrever este artigo, e não consegui ficar 15 minutos online.

Devo estar ficando velho mesmo, sou do tempo do Ultima Online. E sinceramente, não houve e não há MMORPG melhor que esse. Passei muitas noites sem dormir.

Ao contrário do Goonzu, no UO você tinha maior liberdade de escolha para desenvolver os personagens. Pescador, escriba, alfaiate, armeiro, eram algumas das profissões encontradas no jogo e que davam um charme especial à série. Além disso, o sistema de jogo era mais simples. A variedade de funções, cores, armas e possibilidades eram muito maiores. As opções são tantas que não caberia em um post apenas, mas precisaria de um blog inteiro.

No Goonzu, sua liberdade de ação é restrita, não há escolha de profissões “menores”, e você tem que matar bichinhos-fofinhos-cor-de-rosa para sobreviver. Tenho saudades dos Orcs, Skeletons e Wraiths da vida, ou melhor, da morte. Os gráficos até que são bons, mas os personagens são todos muito parecidos. Fica chato e repetitivo.

Veredito: Só instale em caso de muito desespero por novidade, ou se você for fã incondicional dos RPG´s japoneses com bonecos cabeçudos.

E repararam que neste texto sempre me referi ao UO no pretérito? Pois como a muito tempo não jogo, não sei se ainda existe algum free shard (servidores gratuitos de UO) disponível. Vou pesquisar, pois bateu aquela saudade.