A pouco tempo adquiri um notebook que cabia no meu orçamento, um Asus Celeron 1.6 com 512mb de RAM, DVD-R, wi-fi, HD de 80gb, com câmera e microfone embutidos e Windows XP. Como é uma ferramenta de trabalho, e tem pouca memória, procurei nos sites de downloads nacionais programas que fossem freewares e também leves de serem carregados, afinal, a palavra de ordem é produtividade.Ontem (dia 4 de abril) baixei e estou usando três gratas surpresas, pelo menos para mim: Comodo Firewall Pro, Spyware Terminator e Foxit (PDF Reader). Todos eles muito leves, pequenos (poucos megas) e fáceis de serem configurados, com sistemas intuitivos e menus limpos.

Falando em rapidez, o Foxit supera em muito o original da Adobe. Muita gente já deve conhecê-lo. Quem não conhece, eu recomendo.

Entre esses três softwares gratuitos, apenas o Spyware Terminator está em português. Mas nada que atrapalhe usar os outros para quem não domina a língua inglesa. Agora, se eles são os supra-sumos da proteção contra hacker, trojans e tudo mais, não tenho como afirmar em apenas dois dias de uso. Nada foi detectado ainda, pois como eu disse, uso este computador como ferramenta de trabalho, portanto, não fico navegando em sites suspeitos e nem baixo arquivos em redes como eDonkey, por exemplo.

Aproveitando esse post, me lembrei de outro programa que gostaria de indicar, mas esse uso a mais tempo. O Avast! Antivirus. Em 12 anos de informática não me lembro de ter visto um antivirus tão confiável, leve e automatizado, entre os gratuitos, como esse.

Gostou deste artigo? Assine nosso feed e continue atualizado.