Aug
9
5

Análise: MetroTwit

Autor Pedro Cardoso    Categoria Análise, Windows     Tags ,

Existem inúmeros clientes para Twitter, cada um com foco e objetivos diferentes. Mas um segmento de aplicativos servem apenas como figura decorativa, para saciar o ego do designer que o projetou. Um desses representantes é o MetroTwit, que ainda está em fase beta.

Os desenvolvedores usaram o conceito de design Metro, da Microsoft, e fizerem este aplicativo exclusivo para Windows. De uma forma geral, ele tem uma organização que foi consagrada pelo Tweetdeck e seguida por vários outros aplicativos, onde você fica com várias colunas abertas na sua tela e tem um panorama geral de tudo que está acontecendo. Você acompanha a sua timeline, mentions, DM, alguma tag ou usuário específico. Sim, você pode adicionar uma coluna com um search.

Nestes dois quesitos (beleza visual e gerenciamento de colunas) ele cumpre bem o seu papel, os problemas começam quando você precisa usar suas funções. Se você já estiver acostumado com aplicativos como o próprio Tweetdeck ou o Hootsuite, esqueça o MetroTwit. Esclareço:

Quando você clica em cima de algum perfil na sua timeline, aparecem as opções de reply, DM e retweet. Mas se você passar o mouse por cima de um perfil que esteja na coluna “mentions”, você só poderá mandar apenas reply para essa pessoa, mesmo que ela te siga, não aparece a opção de enviar DM. Uma coisa bem idiota, se você pensar que todos os programas similares tentam facilitar a vida do usuário nesse sentido, permitindo que você se comunique com a pessoa que quiser, da maneira que quiser, independente de qual coluna esteja.

Outro problema do MetroTwit é não ter “block” ou “report spam”. No Twitter atual, com tantos bots e spammers, sabemos o quanto essas duas opções fazem falta, e o fato de ele ainda ser beta, não justifica a falta de opções tão básicas. Ainda mais em ano de eleições onde as redes sociais estão sendo descobertas.

O que se perdoa, sim, é o fato de ele ainda não tem uma maneira de incluir o seu encurtador de URL preferido. Só para constar, ele vem com três opções: bit.ly, tinyurl e is.gd. O que não se perdoa, mesmo para uma versão beta, é o fato de não ter um serviço de publicação de foto integrado, como o Twitpic, Tweetphoto e etc.

Considerações finais

Com certeza o MetroTwit ainda tem muito o que evoluir para se tornar um aplicativo competitivo e atraente para o usuário mais hardcore. Se os desenvolvedores quiserem, podem fazer um aplicativo excelente, pois a base já tem, com bom visual, interface fácil de ser usada e algumas facilidades como colocar uma URL no campo onde você escreve sua mensagem e ela encurtar automaticamente.

Mas enquanto isso não acontece, o MetroTwit serve muito bem ao usuário comum, ou se você quer apenas ter um programa fácil, em um grande LCD e ficar acompanhando algum tema específico. Porém, ele ainda é tão pobre de recursos, que eu não posso recomendar. Torço para que as próximas versões melhores este aspecto.

5 Comentários para “Análise: MetroTwit”

  • @lesilva August 10, 2010 às 9:02 am

    Parece interessante mais não roda no Ubuntu :(

  • Jader França August 10, 2010 às 9:49 am

    Ainda não utilizei, mas estou baixando agora mesmo para deixar minha opinião!

    Abraços!

  • @bigdigo August 10, 2010 às 10:22 am

    Tweetdeck real stream ruleia em tempo real mesmo :)

  • Rodrigo P. Ghedin August 13, 2010 às 1:18 pm

    O MetroTwit é um projeto cujo objetivo é fazer um cliente do Twitter para Windows usando as ferramentas e práticas mais modernas de programação fornecidas pela Microsoft para tal. É um projeto bem novo, mas que já demonstra maturidade, apesar da falta de recursos mais avançados, como demonstrado no post.

    O projeto é tocado por três pessoas, e foi bolado pelo Long Zheng, do istartedsomething, influente blog australiano sobre Microsoft. No site oficial, há um formulário para sugerir features e reportar bugs. Numa dessas, não custa nada dar aquela força e enviar sugestões para eles, não? :-)

    []‘s!

  • Pedro Cardoso August 13, 2010 às 1:28 pm

    Valeu Ghedin pelas informações. Sempre uma aula quando o assunto é Microsoft. :)

    Abraços.

Deixe o seu comentário!

Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Twitter!
Siga o Twitter do Saiba Tudo para receber dicas do mundo digital.

Ad

Posts recentes

Comentários recentes

Nuvem de tags

3G Android aplicativos Asus Atom Blackberry Blog Blu-ray Bluetooth browser busca celular Dell desenho Fedora flash Google GPS Grátis iPhone iPod touch jogo laptop microSD Microsoft Motorola MSN navegador netbook Nokia notebook Nvidia orkut pendrive rede social Samsung smartphone Sony Ericsson Twitter Ubuntu video Vista wallpapers wi-fi Windows 7

Compras

Para pesquisar preços de produtos dê uma olhadinha no Pesca Preço.

Indicamos

  • Connected Minds
  • Doufer
  • GameReporter
  • Gema Carioca
  • i-Tecnologia
  • Inside Techno
  • Old Games Zine
  • Receita do Sucesso
  • Rodrigo Toledo
  • TargetHD
  • UniversoTech
  • Zine Acesso