27 de Maio de 2009 por Pedro Cardoso

A Apple App Store já é uma boa realidade para os desenvolvedores do mundo, e no Brasil não é diferente. É cada vez mais comum encontrar programas de qualidade para serem baixados, por preços até muito justos. Neste post, selecionei os que eu considero os melhores aplicativos gratuitos nacionais. Indispensáveis se você tem um iPhone ou iPod Touch.

Em um post que eu escrevi no dia 31 de dezembro de 2008, publiquei uma lista sobre os apps grátis de uma forma geral e, no texto, já havia destacado dois bons aplicativos brasileiros: o Meu Guia.tv e Brasil Flex.

Um muito útil para quem vive tentando fugir dos congestionamentos das grandes cidades é o Apontador Trânsito Online (do site Apontador e MapLink). Ele mostra, para os usuários de São Paulo e Rio de Janeiro, as ruas que estão com congestionamento ou com fluxo livre, as notícias recentes sobre o trânsito e, ainda, imagens estáticas de câmeras com registros feitos com no máximo dois minutos de diferença.

Dos aplicativos nacionais voltados para divulgação de notícia, o melhor para mim até o momento é o do Estadão, que reproduz o jornalismo do portal. Ele dispõe de uma boa quantidade de informações, facilmente acessíveis, mas sem comprometer a clareza, sem poluir o visual. Na parte de baixo da tela, ficam os ícones para você acessar as principais editorias do jornal: Capa, Nacional, Internacional e Cidades. Porém, você pode editar e colocar as editorias de sua preferência, para um acesso rápido (eu coloquei Esporte e Tecnologia). De qualquer modo, você pode ver as outras notícias clicando no ícone “Mais”, no canto inferior direito.

Agora, que filme você verá no fim de semana? No recém lançado Cine Mobits, você pode selecionar a sua cidade, depois, é só escolher se quer ver a programação da semana escolhendo a lista por cinemas ou por filmes. Completo, ele mostra endereço e mapa do cinema, além de cartaz, sinopse e até trailer no filme selecionado.

Para terminar, vale a pena citar que várias rádios brasileiras já estão disponibilizando aplicativos para “sintonizar” sua programação online. Dessas, a que mais me atrai é a da JB FM (Rio de Janeiro). Com visual leve, ele ainda lhe dá acesso a programação da JB Smooth Jazz, rádio que existe somente na internet. Mas existem muitas outras como Rádio Cidade Web Rock (Rio de Janeiro) e Mix FM (São Paulo). Faça uma busca e escolha as de sua preferência.

Aliás, pensando nessa quantidade de rádios brasileiras que estão colocando sua marca na AppStore, algum programador em território nacional poderia pensar em um programa no estilo do AOL Radio ou I Heart Radio, que concentram várias rádios dos EUA, divididas por estilo. Fica a dica para os desenvolvedores.

Categoria: Apple | Tags: , ,

Publicidade

Leia também

  • não encontrei similar

Nenhum comentário

Deixe um comentário