Abr 7

8Tracks

Depois de indicar o Vastfm semana passada, quero mostrar o 8Tracks, que é um novo conceito de rede social musical. Diferente do Blip.FM, no 8Tracks, você monta uma sequência (mix) de no mínimo 8 músicas, e disponibiliza para seus amigos ouvirem. O site não tem versão em português.

Como toda boa rede social, seus amigos podem comentar suas seleções e lhe adicionar às sua rede. E mais, como já virou tradição, você pode avisar diretamente no seu perfil do Twitter quando criar um novo mix, bastando apenas colocar o seu login e senha e apertar um botão.

Para criar a sua “rádio”, clique no botão “create a mix“, vá em “network” e procure pela música que deseja acrescentar. Caso ela não exista no sistema, você pode fazer o upload das MP3s que estão no seu computador (em “upload tracks”). Feito isto, basta clicar em cima da música e arrastá-la para o quadro que fica a direita (onde ficará a sua lista de reprodução). Muito prático e intuitivo. Terminando a sua seleção, clique em “next“.

Depois, você colocará o título, a descrição, as tags e escolherá uma imagem para representar sua playlist. Para isto, você pode subir uma imagem, ou aceitar uma das sugestões do site, em “album arts“. Clique em “save changes” e está pronta a sua coletânea.

Para que as outras pessoas escutem, você pode “embedar” o player no seu site ou blog, ou disponibilizar o link no Twitter, como foi dito no começo deste post.

Por questões contratuais, o site tem algumas restrições bem incovenientes como, não permitir mais de duas músicas por artista na sua mix, e outras coisas mais. Sendo a mais chata de todas, o fato de você não poder ouvir mais de 30 segundos de uma música proveniente da “network“, somente as pessoas que ouvirem a sua lista poderão aproveitá-la por completa. O que é algo só para “prestar contas” mesmo, pois nada impede que você dê “log out” e escute tudo. Enfim, nada também que atrapalhe a divesão.

Para escrever este  post, montei um set com 15 músicas apenas de bandas de rock, de vários estilos e anos diferentes. Ouça e deixe o seu comentário.


Um comentário até o momento...

  • Lua @happymoon disse em Abril 7th, 2009 at 12:51 pm:

    Eu achei esse site o máximo mesmo com as restrições, é um dos mais completos da categoria.
    Obrigada pela dica!

Participe você também