Oct
26
3

Como identificar uma câmera digital recondicionada

Autor Pedro Cardoso    Categoria Gadgets, Tutoriais     Tags , , , ,

Eu tenho percebido que há uma enxurrada de câmeras digitais no comércio. Legal ou ilegal, no comércio de rua ou no Mercado Livre. No camelódromo da Rua Uruguaiana ou no shopping do Edifício Avenida Central. De todas as marcas: Sony (principalmente), Casio, Panasonic, Nikon, Olympus. Com tantas opções e modelos, que cuidados devemos tomar?

.
Antes de tudo, mesmo que eu não ache necessário dizer isso, há sempre alguns desavisados. Mas vamos lá, não existem câmeras digitais falsificadas. É muita tecnologia para isso. Partindo desse princípio, é vital que você saiba identificar se aquela câmera “baratinha” que você gostou é recondicionada (refurbished) ou não.

Mas antes, vamos entender o que é uma câmera recondicionada. Essas, são câmeras rejeitadas pelo controle de qualidade dos fabricantes por apresentar pequenos defeitos na montagem. Com isso, as indústrias recolhem esses produtos, reformam e identificam como sendo recondicionada e colocam no mercado para venda, por um preço bem mais barato, porém, com uma garantia de fábrica menor.

Para identificar uma câmera recondicionada, existem algumas dicas bem fáceis. Algumas fábricas utilizam caixas com cores diferentes da original, outras, até mesmo sem caixa. Outra modalidade é colocar um “R” ou um símbolo “*” no final do número de série da câmera.

As câmeras recondicionadas de fábrica são confiáveis, mas NUNCA compre uma câmera recondicionada em lojas. Isso é fácil de se identificar, caso o número de série do produto não seja o mesmo que esteja na caixa.

Fui à uma loja aleatória da Zona Norte do Rio de Janeiro, e escolhi uma Panasonic Lumix DMC FX-12 para testar. O número de série dela tinha o “R” no final e o seu preço estava bem barato. Na própria loja, fiz todos os testes pertinentes e ela funcionou perfeitamente. Se o recondicionamento dela se mostrará maléfico com o tempo, isso eu não posso dizer, pois não comprei.

Publicado originalmente no meu outro blog, o Receita do Sucesso.

3 Comentários para “Como identificar uma câmera digital recondicionada”

  • Johnny C October 27, 2008 às 3:34 pm

    vale uma ressalva… nem sempre itens recondicionados são definidos assim por ter defeito de fábrica hein! aliás, se hoje em dia tão vendendo defeitos mínimos de fabricação como recondicionados, na minha opinião tem algo errado. Itens recondicionados sempre foram aqueles que as pessoas compravam e devolviam naquele período de “comprei e não gostei”…

  • Pedro Cardoso November 5, 2008 às 11:05 pm

    Bom, fica aí o seu registro, na verdade, acho que vale para as duas situações. De qualquer maneira, é sempre bom comprar onde a pessoa tem plena confiança.

  • Paulo Cardoso December 4, 2008 às 8:58 pm

    Outro detalhe: nem sempre o serial da caixa tem que bater com o serial da câmera. Alguns lojistas recebem as caixas desmontadas. O certo mesmo é ver se no serial da câmera existe o R no final da numeração.
    Se não tiver, é nova.

Deixe o seu comentário!

Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Twitter!
Siga o Twitter do Saiba Tudo para receber dicas do mundo digital.

Ad

Posts recentes

Comentários recentes

Nuvem de tags

3G Android aplicativos Asus Atom Blog Blu-ray Bluetooth browser busca celular Dell desenho Fedora flash Google GPS Grátis icones iPhone iPod touch jogo laptop microSD Microsoft Motorola MSN navegador netbook Nokia notebook Nvidia orkut pendrive rede social Samsung smartphone Sony Ericsson Twitter Ubuntu video Vista wallpapers wi-fi Windows 7

Compras

Para pesquisar preços de produtos dê uma olhadinha no Pesca Preço.

Indicamos

  • Connected Minds
  • Doufer
  • GameReporter
  • Geek – Como Fazer?
  • Gema Carioca
  • i-Tecnologia
  • Inside Techno
  • Old Games Zine
  • Receita do Sucesso
  • Rodrigo Toledo
  • Zine Acesso