Muita gente pensa que para apagar um arquivo confidencial, basta mandar para a lixeira do Windows e depois esvaziá-la. Mas saiba que eles podem ser recuperados por pessoas especializadas.

Essa dica é importante para quem tem notebook, e usa muito fora de casa ou do escritório. Ou seja, correndo risco de ser roubado. Para não deixar suas informações confidenciais “dando sopa” por aí, basta usar o programa Eraser, da Heidi Computers, na hora que for deletar este arquivo em questão.

É muito simples, baixe o instalador neste link. Após instalado, basta selecionar o arquivo com o botão direito do mouse e clicar na opção “Erase” e clicar em “yes” na sequência. Mas o que na verdade ele faz?

O Eraser pega este arquivo e sobrescreve várias vezes o espaço do disco previamente ocupado pelo arquivo, com dados que torna praticamente inviável a sua restauração. Ah, além de apagar com mais segurança, você pode utilizar o mesmo recurso para transferir dados de um drive para outros sem deixar vestígios, na opção “Eraser secure move”.

Gostou deste artigo? Assine nosso feed e continue atualizado.