Meme: Os livros que marcaram minha vida

O André Miranda, comandante do Zine Acesso, me convidou, e é com muita honra que aceito participar do meme “Cinco livros que tenham sido referenciais de alguma forma e ainda estão disponíveis no mercado literário”. Todo mundo que responde a essa pergunta deve dizer a mesma coisa, mas não tem como fugir do clichê: será difícil escolher apenas cinco. Mas vou tentar.

Resolvi dividir por períodos da minha vida e citá-los cronologicamente. Confira.

Menino Maluquinho (Ziraldo) – Não tenho lembrança se foi o primeiro livro que eu li, mas com certeza é o mais antigo que me lembro. Isso prova o quanto ele foi importante para a minha infância e meu gosto pela leitura.

Bem-vindos ao Rio (Marcos Rey) – O único livro, dos que eu li forçado pela escola, que gostei. E olha que eu li muita coisa.

Ali pelos meus 13 anos, desenvolvi o meu gosto pela leitura com o auxílio das revistas em quadrinhos e com os livros de RPG (Tagmar, Vampire, Mage, Gurps). Dali para os livros de fantasia foi um pulo. Pouco tempo depois comprei e “devorei” o Hobbit, que me introduziu no Universo Tolkien. Preciso falar mais alguma coisa?

O Xangô de Baker Street (Jô Soares) – Um livro inteligente, bem humorado, com forte pesquisa histórica. O livro é sucesso no mundo todo, e não podia ficar fora da minha lista. Comprei ele em um sebo, praticamente novo (acho que nem leram) por apenas R$ 20,00. Melhor negócio que esse foi quando adquiri Vampiro: A Máscara, semi-novo, por R$ 3,50 em um outro sebo.

Para terminar, um clássico: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machados de Assis). Me empurraram esse livro na escola e eu não gostei. Li durante a faculdade e adorei.

E o jogo segue até o apito final do juiz. Passo a bola para o Evandro Nunes, do Blog do Nunes, Rodrigo Scama, do Reviews em Quadrinhos, Fabiana, do Rockerspace e Rodrigo, do Blog Rodrigostoledo.

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no JáCotei.

Gostou deste artigo? Assine nosso Feed

Adicionar esta notícia no Linkk
Leia também:

4 comentários

  1. André Miranda on June 28th, 2007

    Obrigado pela resposta Pedro! :) Uma lista de respeito, com certeza.
    Também lí o Xango e é um livro delicioso de se ler, divertido e inteligente.
    Tolkien está sendo “hors concours” nesta lista. Acho que são poucos que leram as obras do mestre inglês e não ficaram maravilhados.

  2. Pedro on June 28th, 2007

    É mesmo André, parece que o Tolkien está vencendo de goleada. Abraços.

  3. Neto on June 30th, 2007

    Mémorias póstumas de Brás cubas é um clássico.
    Eu também gostei muito desse livro.
    Muito bacana essa meme

    Abraços
    Foi linkado!

  4. Pedro on June 30th, 2007

    Obrigado Neto, o MVMR também já está linkado.

    Forte abraço.

Deixe uma resposta