Ago 27

A Nokia continua surpreendendo a todos com seus lançamentos diários, nessa semana que antecede o Nokia World 2009. Agora, chegou a vez do smartphone N900, que vem equipado com Linux. Na verdade, acho que chamá-lo de um “computador de mão” seria mais correto.

O Nokia N900 parece ser algo realmente revolucionário, mesmo que eu não goste de usar este termo. Mas vejamos, ele tem uma tela WVGA de 3,5″, teclado QWERTY deslizante, processador ARM Cortex 8, 256MB de RAM, 32GB de memória interna, câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss, GPS, transmissor FM, saída de áudio 3,5mm e slot para cartão microSD. Ok, até aí um smartphone completo, pelo menos no papel. Mas o que tem de tão especial?

A grande sacada é que ele vem com o Maemo instalado, que é um sistema operacional da Nokia baseado em Debian Linux. Com isso, ele já vem com Firefox instalado, suporte a flash, os codecs de áudio e vídeo mais conhecidos do mercado, sistema de multitasking e outras coisas mais.

Pena que não veremos esse modelo por aqui tão cedo, pois a princípio, ele será lançado apenas no mercado europeu, ao preço sugerido de 500 euros. Veja um vídeo oficial abaixo e repita comigo: “eu preciso ter isso em mãos”.

Via: Gizmodo BR


Leia também:

Um comentário até o momento...

  • Nokia N900: smartphone com Linux | Receita do Sucesso disse em Agosto 27th, 2009 at 5:16 pm:

    [...] Via: Gizmodo BR e Saiba Tudo [...]

Participe você também