Ago 24

O Google Insights é uma excelente ferramenta para você saber as tendências dos termos pesquisados no omnipresente motor de busca. Você pode saber quais são as pesquisas mais comuns escolhendo por “termos de pesquisa”, regiões (para saber quais as palavras mais procuradas nestes locais) e por período. Tudo isso com gráficos comparativos.

O site é todo configurável, para você ter o resultado o mais específico possível para o seu trabalho. Como exemplo, pesquisei as marcas dos PCs mais vendidos do primeiro quadrimestre de 2009, no mundo. E pude notar que os termos buscados quase “batem” com a tabela de market share deste período (jan/2009 – abr/2009). Neste caso, a Lenovo trocou a última posição com a Toshiba.

Outra ideia interessante, é comparar os termos mais buscados entre dois Estados. Neste caso, pesquisei entre Rio de Janeiro e São Paulo, no período entre janeiro de 2009 e julho de 2009. Neste período, os resultados apontaram que em ambas as regiões, os termos mais comuns são “jogos”, “orkut” e “youtube”, ocupando as três primeiras posições. Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

O Google Insights é uma ferramenta indispensável para os profissionais de SEO, mas também pode ser interessante para quem trabalha com marketing, por exemplo. Ou vai me dizer que não é importante saber quais as marcas de refrigerante mais buscadas no Brasil? Ou clube de futebol?


Leia também:
  • não encontrei similar

Um comentário até o momento...

  • joamot30 disse em Agosto 28th, 2009 at 12:23 am:

    Muito bom o post eu ja utilizo o serviço com ele sei quais são as palavras que posso colocar nas minhas postagens.

Participe você também