Dez 3

Um dos aspectos mostrados pela Pesquisa de Perfil Blogueiro Brasileiro, é a parte tecnológica deste universo, o tipo de plataforma de blog mais utilizada, o sistema operacional preferido por aqueles que responderam o questionário, o browser mais citado, bem como o tipo e a marca de computadores mais usados para postar nos blogs, entre outros.

A pesquisa é ampla, tem vários focos e foi conduzida por mim com o auxílio mais do que luxuoso da estatística e blogueira Tine Araújo. Mas, para os leitores do Saiba Tudo, gostaria de apresentar os dados citados acima. Entre as plataformas de blog, houve um empate técnico entre Blogger, com 46,50% das respostas, e Wordpress, com 44,99%. Há ainda um grupo de 5,98% que utiliza as duas plataformas. Outras citadas (B2 Evolution, Drupal, Live Journal, Movable Type e plataformas próprias) somam apenas 2,53%.

Quanto a marca de computador mais usada entre os blogueiros, ainda reina o computador genérico (sem marca, montado, frank, xing-ling) com 42,29% do total. HP com 10,31%, Dell com 9,07% e Apple com 6,17% estão bem colocados na seguência. Entre essas marcas, o desktop ganhou com 53,10% como o tipo de equipamento mais citado no questionário, enquanto os que utilizam apenas o notebook para tal finalidade ficou em 12,98%.

Falando agora do sistema operacional mais utilizado pelos blogueiros, o Windows XP ainda domina na preferência da galera, com 63,40%, seguido do Windows Vista com 13,57% e o Mac OS com 4,10%. Nenhuma supresa.

Entrando agora no tema “browser”, o mais utilizado pelo blogueiro brasileiro é o Firefox, que foi a escolha única de 60,22% das pessoas que responderam o questionário, seguido do Internet Explorer com 10,39%. O Chrome, recém lançado pelo Google e que ainda nem chegou a versão 1.0, já é o único browser usado por 3,02% dos blogueiros.

Lá no Receita do Sucesso você encontra mais dados desta pesquisa e outras combinações, afinal, muitos responderam utilizar mais de um sistema operacional ou navegador, por exemplo. Visite.


Um comentário até o momento...

  • Mario Sousa disse em Dezembro 4th, 2008 at 7:59 pm:

    faltou o perfil do blogueiro portuga! LOL, fica para uma próxima

Participe você também