Abr 19

Como não sou especialista no assunto e passei a minha vida usando o Windows, resolvi escrever a minha visão de leigo e a minha experiência utilizando o Ubuntu Linux, para que outras pessoas não tenham tanto medo. A fera é mansa.Instalo e testo versões do Linux a muito tempo, como curioso mesmo. E o Ubuntu é de longe o mais amigável para o usuário comum de informática.

Ontem, dia 17, instalei no meu desktop a distribuição 7.04 Beta. E não existe nada mais fácil. Após inserir o CD e reiniciar o computador, ele entra no sistema rodando direto do CD. Logo no desktop, existe um ícone para você instalar o sistema no seu computador.

Na sequência, configura-se o idioma, o fuso-horário e teclado. Na hora de preparar o disco rígido, nunca foi tão fácil. Existem três opções de partição pré definidas. Escolhi utilizar o HD inteiro, deletando o Windows XP que já estava instalado.

Em seguida, você cria um login e uma senha, para enfim começar a instalação e configuração do sistema, tudo automático. Esse processo levou 39 minutos, pois ele baixa algumas atualizações via internet.

Pronto, agora é só usar. Caso queria, o Ubuntu ainda tem uma lista de programas pré-selecionados que você pode pedir para instalar com alguns cliques, como o Thunderbird (leitor de e-mail) por exemplo. O único que não consegui instalar foi o Beryl, mesmo seguindo os passos do site Beryl-Project. Deu algum tipo de erro com a minha placa de vídeo da Nvidia.

Continuo na segunda parte.


8 comentários até o momento...

  • Neto disse em Abril 21st, 2007 at 5:19 pm:

    O Ubuntu é excelente, Pedro!
    Eu o uso diariamente, e estou satisfeito.

    Mas você também poderia usá-lo em dual boot com o XP, se quisesse.
    E poderia usar 10 GB do HD tranqüilo.
    Mas como optou assim, espero que fique tudo bem
    Qualquer dúvida…

    Abraços

  • admin disse em Abril 21st, 2007 at 6:22 pm:

    Com certeza Neto, na verdade só fiz isso pois pretendia mesmo formatar o HD. Na verdade instalei o Beta do 7.04 apenas para ver as novidades.

    Vou realmente usar em dual boot. Instalei o CD do XP e agora vou colocar o 7.04 em versão difinitiva no PC.

    Abraços.

  • MatPestana disse em Abril 28th, 2007 at 9:40 am:

    Sobre o Beryl,vc precisa do driver da placa de video da Nvidia ( http://www.nvidia.com ) que também pode ser instalado pelo Automatix,um programa que instala muitas coisas use o google,pois não sei os sites de cabeça :) ai depois de instalar o driver,pode isntalar o beryl :)

  • admin disse em Abril 28th, 2007 at 10:07 am:

    MatPestana, obrigado pela dica. Vou fazer um teste ainda nesse final de semana.

  • Rômulo disse em Abril 28th, 2007 at 8:09 pm:

    Estou usando a versão final do Ubuntu 7.04, e com apenas um clique em Efeitos da Área de Trabalho, o sistema baixou os drivers da NVídia para o meu adaptador (um FX-5200). Depois disto, instalei o Beryl usando o Synaptic. Tudo sem usar o shell.

  • admin disse em Maio 1st, 2007 at 3:04 pm:

    Rômulo, se eu fizer exatamente isso que você está dizendo, o Ubuntu simplesmente não funciona mais.

    Minha placa é uma MSI Nvidia FX5500.

    “failed to load module nvidia (modules does not exist, 0)”

    “no drives available.

    Isso tudo sem mesmo instalar o Beryl

  • Saiba Tudo » Blog Archive » Ubuntu é a melhor distribuição Linux segundo revista disse em Julho 12th, 2007 at 10:38 pm:

    [...] Portanto, se você quiser deixar o medo de lado e quiser experimentar esse sistema, escrevi uma série de artigos para iniciantes. Interessado? Então comece por aqui. [...]

  • Saiba Tudo » Blog Archive » Instalando o Ubuntu 7.10 em um notebook disse em Dezembro 6th, 2007 at 8:41 pm:

    [...] Gibbon) segue normalmente como a versão anterior, que você pode encontrar um pequeno tutorial aqui. Porém, para variar um pouco, resolvi testar esta versão em um notebook, no meu caso, um da marca [...]

Participe você também