Conversando com o Helton no MSN, ele falou tanto do programa Feed Reader 3.10 que resolvi experimentar e escrever um artigo sobre ele aqui no Saiba Tudo. Para a minha grata surpresa, ele é o melhor leitor RSS que já testei.

Em primeiro lugar ele é em português. Um atrativo para os usuários leigos ou que não tem intimidade com a língua inglesa. Visual limpo (padrão também em qualquer leitor de email), intuitivo, customização simplificada e facilidade de uso ajudam a compor a qualidade final deste leitor.

Na barra inferior, você encontra duas opções muito úteis. Primeiro para aumentar e diminuir a fonte do texto que vocês está lendo, e depois, uma série de três botões para arrumar as janelas do Feedreader como bem entender. Na janela principal, onde aparecem os títulos dos posts do blog em questão, gostei da divisão por período de publicação (ontem, esta semana, semana passada, e por aí vai). O Feedreader ainda possui um campo de busca muito bem localizado para facilitar nossa procura.

E como faço para adicionar um RSS nele? Simples. Vá em Arquivos > Novo > Canal e adicione o endereço do feed que você quer assinar, ou então aperte a tecla F3 do seu teclado. A única limitação deste tipo de leitor de feed é não poder consultá-lo em qualquer computador, visto que ele está instalado no seu sistema e não online. Porém, aproveitando a dica do próprio Helton, é só exportar um arquivo OPML, salvar no seu pendrive e importá-lo no Google Reader, por exemplo, em qualquer computador ligado a internet. Assim, você sempre terá em mãos a sua lista de blogs e sites prediletos.

Importando e Exportando arquivos OPML

No Feedreader: Arquivos > Importar OPML e/ou Exportar OPML
No Google Reader (por exemplo): Settings > Import/Export

Gostou deste artigo? Assine nosso feed e continue atualizado.