Análise: MetroTwit
Existem inúmeros clientes para Twitter, cada um com foco e objetivos diferentes. Mas um segmento de aplicativos servem apenas como figura decorativa, para saciar o ego do designer que o projetou. Um desses representantes é o MetroTwit, que ainda está em fase beta.
Os desenvolvedores usaram o conceito de design Metro, da Microsoft, e fizerem este aplicativo exclusivo para Windows. De uma forma geral, ele tem uma organização que foi consagrada pelo Tweetdeck e seguida por vários outros aplicativos, onde você fica com várias colunas abertas na sua tela e tem um panorama geral de tudo que está acontecendo. Você acompanha a sua timeline, mentions, DM, alguma tag ou usuário específico. Sim, você pode adicionar uma coluna com um search.
Nestes dois quesitos (beleza visual e gerenciamento de colunas) ele cumpre bem o seu papel, os problemas começam quando você precisa usar suas funções. Se você já estiver acostumado com aplicativos como o próprio Tweetdeck ou o Hootsuite, esqueça o MetroTwit. Esclareço:
Quando você clica em cima de algum perfil na sua timeline, aparecem as opções de reply, DM e retweet. Mas se você passar o mouse por cima de um perfil que esteja na coluna “mentions”, você só poderá mandar apenas reply para essa pessoa, mesmo que ela te siga, não aparece a opção de enviar DM. Uma coisa bem idiota, se você pensar que todos os programas similares tentam facilitar a vida do usuário nesse sentido, permitindo que você se comunique com a pessoa que quiser, da maneira que quiser, independente de qual coluna esteja.
Outro problema do MetroTwit é não ter “block” ou “report spam”. No Twitter atual, com tantos bots e spammers, sabemos o quanto essas duas opções fazem falta, e o fato de ele ainda ser beta, não justifica a falta de opções tão básicas. Ainda mais em ano de eleições onde as redes sociais estão sendo descobertas.
O que se perdoa, sim, é o fato de ele ainda não tem uma maneira de incluir o seu encurtador de URL preferido. Só para constar, ele vem com três opções: bit.ly, tinyurl e is.gd. O que não se perdoa, mesmo para uma versão beta, é o fato de não ter um serviço de publicação de foto integrado, como o Twitpic, Tweetphoto e etc.
Considerações finais
Com certeza o MetroTwit ainda tem muito o que evoluir para se tornar um aplicativo competitivo e atraente para o usuário mais hardcore. Se os desenvolvedores quiserem, podem fazer um aplicativo excelente, pois a base já tem, com bom visual, interface fácil de ser usada e algumas facilidades como colocar uma URL no campo onde você escreve sua mensagem e ela encurtar automaticamente.
Mas enquanto isso não acontece, o MetroTwit serve muito bem ao usuário comum, ou se você quer apenas ter um programa fácil, em um grande LCD e ficar acompanhando algum tema específico. Porém, ele ainda é tão pobre de recursos, que eu não posso recomendar. Torço para que as próximas versões melhores este aspecto.
TrocaJogo
Um saída do brasileiro para os altos preços dos jogos no Brasil, já que não podemos comprar vários títulos de uma vez, é trocar aquele jogo que já terminou com os amigos. Agora, criaram uma rede social para este propósito, assim, você pode encontrar de maneira fácil os jogos do seu interesse e as pessoas que querem exatamente aquele jogo que você está oferecendo.
Para utilizar o serviço do TrocaJogo, basta fazer um pequeno cadastro e preencher seu perfil. Uma dica: não adianta colocar na sua lista os jogos desejados e não ter nenhum para oferecer em troca. O site ainda tem uma forma de você recomendas as pessoas que você já realizou troca.
Os jogos cadastrados devem ser dos consoles Playstation 3, Xbox 360 e Wii. Você pode listá-l0s por jogos que estão sendo oferecidos ou os que estão sendo desejados pela comunidade. Além disso, você pode integrar o serviço com sua conta do Twitter e Facebook.
5 sistemas operacionais para netbook
É considerado pela comunidade tech de “netbook” todos aqueles portáteis que não tem o poder de processamento de um notebook, não vem com dispositivo de leitura ótica e é menor do que seu irmão mais velho.
Como seus processadores são mais simples, seu armazenamento (na média) é pequeno e apresentam pouca memória RAM, diversos desenvolvedores pensaram em sistemas operacionais adaptados para suas realidades. Conheça os 5 principais representantes selecionados pelo Saiba Tudo:
Windows XP
Claro que este tradicional SO da Microsoft não foi projetado exclusivamente para netbooks, mas por ter sido criado em uma longínqua época onde os próprios desktops eram mais simples, com poucos ajustes este sistema cai como uma luva em um netbook atual.
Positivo: Sistema conhecido por todos, com ampla oferta de aplicativos e farto material de consulta, soluções e aplicativos de segurança disponível na internet.
Negativo: Algumas pessoas podem ter certa dificuldade de se adaptar a usá-lo em uma tela tão pequena.
Chrome OS
O sistema operacional baseado em Linux, do Google, para netbooks. Como o nome já sugere, é baseado no browser Chrome e tem como principal mote a computação em nuvem. Portanto, todos os seus principais aplicativos estão online, e para muita tarefa, você precisará de uma conexão com a internet.
Positivo: Gratuito, leve e com inicialização extremamente rápida.
Negativo: Pouca oferta de aplicativos.
Jolicloud
Sistema operacional baseado em Linux, com suporta touchscreen e tem um diretório com mais de 700 aplicativos, todos gratuitos. Como ele é baseado na nuvem, sua interface pode ser controlado por qualquer browser com HTML5.
Positivo: Sincronia com a nuvem, leve e tem um visual clean e sofisticado.
Negativo: Acabou de sair do forno a versão 1.0, portanto, ainda tem muito o que evoluir.
Ubuntu Netbook Edition
O famoso Ubuntu em uma versão mais light e com uma interface adaptada para telas menores. De resto, você tem todas as vantagens e desvantagens de um sistema operacional baseado em Linux.
Positivo: Grande quantidade de aplicativos disponíveis, todos gratuitos. Suporte da comunidade Ubuntu.
Negativo: Incompatibilidade com alguns hardwares.
Windows 7 Home Basic
Alguns netbooks mais recentes estão saindo da loja com Windows 7 instalado, mas eles apresentam no mínimo 2GB de memória e HD de 320 GB, por exemplo. Menos que isso seria insuportável usar o Windows 7 em um netbook, mesmo com todos os ajustes possíveis de otimização.
Positivo: Novo e robusto. Pronto para rodar qualquer aplicativo atual.
Negativo: Pesado
Se você tem um netbook, participe dos comentários e responda as seguintes perguntas: Qual o sistema operacional tem nele? Você trocou o que veio de fábrica? Para você que ainda vai comprar um netbook, qual SO deseja usar? Participe.
Trillian 5 beta
Quando você tem contatos em vários serviços de mensagem instantânea, nada melhor do que você ter um único aplicativo para reunir e organizar isso tudo. Um dos mais antigos aplicativos na internet para esta missão é o Trillian, que chega a sua quinta edição. Baixe agora o Trillian 5.0 beta e experimente.
A novidade mais marcante nesta nova edição é visual, pois ele aproveita os recursos que o Windows 7 apresenta, utiliza a mesma estética do botão retangular (como no Opera 10 e Firefox 4) e tem um visual minimalista, com uma interace fácil de usar. Até que enfim acertaram depois das aberrações que eram as anteriores, no quesito “visual”.
Além de integração com os principais serviços de IM (Google Talk, Windows Live, Yahoo, Skype), o Trillian 5 integra-se também com as redes sociais, como Facebook, Twitter e Foursquare, sendo que cada janela se adapta às peculiaridades da rede em questão. Assim, você pode acompanhar o seu Twitter, por exemplo, em uma janela que se abre ao lado do programa.
Apesar de todos esses recursos, o uso da memória é baixo, e fica entre 10 MB e 15 MB. Por enquanto, o Trillian 5 ainda está em fase beta, portanto, poderá apresentar alguns bugs. Antes de escrever este artigo, eu utilizei ele por 1 hora e gostei muito. Ele é discreto, realmente muito leve (não sei como conseguiram) e totalmente configurável.
Baixar Trillian 5.0 beta (Windows Vista / 7)
BlackBerry Torch 9800
A RIM lançou o BlackBerry Torch 9800 para concorrer fora do mercado corporativo, onde ela tem grande mercado. Por isso, ele vem com o novo sistema BlackBerry OS 6.0, que entre outras coisas, possui uma entrada unificada para todas as redes sociais que ele suporta, como Facebook, Twitter, MySpace e outros.
Este smartphone possui uma tela sensível ao toque de 3.2 polegadas com resolução de 480 x 360 pixels, teclado QWERTYdeslizante, câmera de 5 megapixels, slot para cartão de memória MicroSD, memória interna de 512 MB e GPS. Além disso, ele tem conexão Wi-Fi e, segundo o fabricante, sua bateria dura 5,5 horas de conversação.
Por enquanto, o BlackBerry Torch 9800 é uma exclusividade da AT&T, que o vende por US$ 200,00, com contrato de fidelidade, é claro. Veja mais detalhes no site oficial do BlackBerry.
Via: Big Sense
SlimPDF Reader
Quando queremos ler um documento em formato PDF, a última coisa que queremos é um aplicativo pesado e lento, principalmente quando usamos um netbook, portanto, sempre procuramos alternativas ao Adobe Reader. O mais novo “concorrente” no mercado para realizar esta tarefa é o SlimPDF Reader, que tem apenas 1.43 MB de tamanho.
O SlimPDF Reader é gratuito e muito leve, mas apesar disso, lê todos os PDFs que o Adobe Reader leria. Deste modo, ele surge como uma das principais alternativas, brigando de igual para igual com Foxit Reader (que infelizmente quebrou a corrente) ou o Nitro PDF Reader.
Baixar SlimPDF Reader (Windows 2000, XP, Vista e 7)
Siga o Twitter do Saiba Tudo para receber dicas do mundo digital.
Ad
Posts recentes
- Análise: MetroTwit
- TrocaJogo
- 5 sistemas operacionais para netbook
- Trillian 5 beta
- BlackBerry Torch 9800
Comentários recentes
- Francisco Antonio Santos Filho on Celular Sony Ericsson W395 em versão Hello Kitty
- Juliana Alves da Silva on Download: novo Skype 4.0
- Mario on Download: novo Skype 4.0
- Senhor Notícia on SlimPDF Reader
- Elkeane on Como atualizar o WordPress manualmente