Análise: Nokia E71
Estou há um pouco mais de dois meses usando o Nokia E71, o meu primeiro smartphone, e posso dizer que estou tendo uma experiência incrível. Vou tentar explicar o porquê.
Antes de tudo, eu preciso esclarecer como foi o meu processo de escolha deste aparelho. Antes dele, eu tinha um Sony Ericsson W200, algo bem simples para os dias atuais, pois nem bluetooth tinha. Queria trocá-lo por um com mais recursos, e procurava um smartphone onde eu pudesse ter conexão 3G, teclado QWERTY e poder trabalhar onde eu estivesse, realizando tarefas como ver e responder meus e-mails, usar programas de mensagem instantânea, atualizar meu perfil no Twitter e navegar quando fosse preciso.
Nunca a câmera foi primordial no meu processo de escolha, portanto, não fico frustrado com a qualidade desta de 3.2 megapixels que vem embutida, que aliás, é bem ruim mesmo. Se você gosta de jogos, este também não é o seu aparelho, pois ele tem um perfil voltado para trabalho. Tenha isso em mente.
Mas, de uma forma geral, podemos dizer que ele também pode ser usado como uma central multimídia móvel, pois também toca MP3, tem rádio FM (qual não tem?), roda vídeos (incluindo Youtube) e já vem até com um programa para assinar e gerenciar os podcasts que você ouve.
No meu caso, eu não uso muito estes recursos (com excessão do FM), pois tenho um iPod touch de segunda geração. Aliás, por este mesmo motivo, acho razoável o cartão microSD de 2GB que vem nele, que é suficiente para meus documentos, fotos e aplicativos instalados.
A tela tem ótimo brilho e definição, e é de tamanho suficiente para realizar as tarefas de “escritório”. A saída de fone de ouvido e os botões de volumes ficam bem localizados (na lateral direita, parte superior), facilitando o manuseio, mesmo quando estiver dentro do bolso da calça, enquanto você caminha pela rua ouvindo música.
Aplicativos
Falando em aplicativos, pense no meu panorama. Lembre que antes, eu tinha apenas um W200, então, quando eu peguei o E71, me surpreendi com a quantidade de aplicativos que ele já tem instalado. Tem programa para ler arquivos ZIP, Adobe PDF, leitor de QR Code, Real Player, Flash Player, sintonizador de rádio online, e muitas outras coisas. Lembra que eu falei que ele é focado para uso profissional, pois bem, ele já vem com Quickoffice instalado, pronto para você criar e ler planilhas, textos e apresentações.
O grande destaque dele é realmente o seu teclado QWERTY, que apesar de pequeno, é bem confortável. E olha que minha mão é grande. Depois que você se acostuma, é difícil viver sem. Ainda mais agora com a popularização do Twitter, você vai escrever mais do que antigamente, quando só mandava SMS e respondia um e-mail ou outro de vez em quando.
Pontos fracos
Já falei da câmera, que tem uma qualidade de imagem bem ruim e deixa as fotos esverdeadas. A outra frustração minha foi com o fone de ouvido, que com um mês de uso (não muito intenso) saiu a capinha protetora de um dos fones, como você vê na foto. E como ela caiu na rua, não pude colar de volta.
Bom, espero ter conseguido passar um pouco da minha experiência e ter ajudado na sua pesquisa. Agora, se você quiser ler um review feito por uma pessoa que já teve outras gerações de Nokias como N73 e o N95, sugiro ler o artigo da Luanda Pereira.
Como mudar o esquema de sons no Windows 7?
O Windows 7 vem de fábrica com vários pacotes de themes prontos, onde com um clique você pode alterar o esquema de cores das janelas e o papel de parede. Mas saiba que você pode também alterar o esquema de sons, para deixá-lo mais com a sua cara.
Para isto, basta clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e depois escolher “Personalizar”. Em seguida, clique no ícone “Sons”, na parte de baixo da janela. Depois, é só escolher o esquema de som desejado e clicar em “Aplicar”.
É claro, se você não gosta desses sons, pode eliminar todos, basta apenas escolher a opção “nenhum som” no “Esquema do sons”. Mas se você até gosta dos alarmes, mas detesta aque toque de inicialização do Windows, pode escolher que apenas ele não toque (veja na imagem acima). Quem nunca passou vergonha em uma reunião ou num local que exigia silêncio?
iPod nano com câmera VGA e rádio FM
Dizem que a Apple lança tendências, eu acho uma empresa atrasada. HOJE, em pleno 2009, durante o seu evento destinado aos gadgets de música, ela finalmente anunciou que incluiu em seu iPod nano, rádio FM e câmera VGA! Qualquer aparelho xing-ling da Uruguaiana ou 25 de Março já tem isso há anos. Ok, eu não estou comparando a qualidade dos produtos, sei que os da Apple são muito superiores, e eu nunca compraria um xing-ling. Mas, cadê a “vanguarda”?
Agora isso não é pior, a tal câmera só servirá para filmar e NÃO tirar fotos. Pois como eu li no ótimo Tecnoblog, “os eletrônicos para capturar vídeo são muito mais finos do que os necessários para fazer fotos”, e o Tio Jobs não queria “engrossar” o nano. WTF?
Enfim, além desses dois itens, o novo iPod nano também tem speaker, microfone, tela um pouquinho maior e aquele lance do pedômetro para “ligar” no seu Nike. Tudo isso mantendo o mesmo design, preço e opções de cores da versão anterior.
A maior sacanagem que a Apple fez foi com o iPod classic. Ano passado, eles lançaram um modelo com 120GB de capacidade de armazenamento e descontinuaram o de 160GB. Agora, em 2009, eles lançam novamente a versão com 160GB com o mesmo preço do de 120GB. E quem comprou o iPod classic de 120GB sob a promessa de não ter mais o modelo de maior capacidade, como fica? Não é possível que os blogs de tecnologia não contestem isso.
E quando todos esperavam que a novidades mais impactantes estariam no iPod touch (incluindo câmera), eis que eles anunciaram apenas um modelo com 64GB e, segundo o Inside Techno eles serão “50% mais rápidos (…) e contará com OpenGL|E, uma tecnologia de processamento gráfico semelhante a do iPhone”. Ainda bem que não vendi o meu iPod touch 2G, pois essas novidades não chamam a minha atenção.
O evento da Apple também apresentou novas cores para o iPod shuffle e novidades na versão final do programa iTunes 9. Quer saber mais sobre tudo isso? Confira a cobertura completa dos blogs Inside Techno e Tecnoblog.
Foto: Engadget.
Redes sociais segmentadas
As redes sociais são uma forma de expressão coletiva que tomou a internet de assalto, e faz sucesso no mundo todo, cada país com sua característica individual de interação. Está aí o orkut que não me deixa mentir. Facebook, MySpace, Hi5, Sonico são vários exemplos de redes sociais, vamos dizer assim, genéricas. Você com certeza deve participar de alguma.
Mas saiba que existem centenas de outras redes para públicos específicos, os chamados nichos. Como o tema é muito amplo, estou seguindo um certo padrão de site, onde você possa adicionar amigos, participar de comunidades ou grupos de interesse e ainda tem fórum para debates. Vamos conhecer algumas delas:
Drimio: A primeira rede deste post talvez seja uma das mais novas. Ela foi criada para que as pessoas falem sobre marcas, que se identifiquem com elas e compartilhe suas sensações sobre elas com outras pessoas. Interessante acompanhar a quantidade de material produzido sobre uma determinada marca e as percepções que os usuários escrevem acerca dela.
Skoob: Nesta rede de livros, você cadastra a sua biblioteca, separando o que já leu, o que está lendo e o que ainda quer ler. O site é tão cheio de recursos, que mostra a quantidade de páginas que você já leu somando todos os livros, e motra uma barra de progressão até você terminar um determinado livro.
Playfire (em inglês): Bem parecido com o Skoob, aqui você cadastra os games que já jogou e/ou aqueles que tem em sua coleção. Depois disso, é só participar das comunidades relacionadas à algum game específico e trocar ideias com outros gamers.
MovieMobz: Se você gosta de cinema, esta é a sua rede. Como você monta sua biblioteca de livros e games no Skoob e Playfire, respectivamente, aqui você vai cadastrar a sua videoteca e conversar sobre filmes com outros entusiastas. Um dos atrativos do site, é avisar aos cadastrados a programação de filmes da sua cidade, semanalmente.
A internet está recheada de outras redes com essas propostas, e de tempos em tempos aparece algo novo. Você conhece alguns desses sites listados neste post? Participa de algum que não está nessa lista? Deixe o seu comentário.
Celular Sony Ericsson W395 em versão Hello Kitty
A Sony Ericsson anunciou uma versão limitada do seu celular W395, com tema e grafismo da Hello Kitty. Como se já não bastassem todos os produtos que existem com a cara dela.
O Sony Ericsson W395 é um celular modelo slider com um display de 2 polegadas (e resolução de 176 x 220). Ele possui uma câmera integrada de 2 megapixel, 10MB de memória interna car, Bluetooth, cartão de memória M2 (Memory Stick Micro), software Walkman, rádio FM e acompanha par de fones de ouvido. Segundo o fabricante, a bateria dura até 480 horas em standby.
Não é a primeira vez que a Sony Ericsson lança celulares com temas do público infantil. Em 2008 ela lançou o Z320 em versões do Hot Wheels e da Barbie que, inclusive, teve venda praticada legalmente aqui no Brasil, despertando o interesse de vários consumidores, À julgar pela quantidade de comentários no post que escrevi sobre eles lá no Receita do Sucesso.
Calma menina, não se anime, pois este celular estará disponível apenas em Hong Kong, pelo menos por enquanto. E lá, custará o equivalente a US$ 200,00.
Via: Geek Chic
Twestival Rio pela Sociedade Viva Cazuza
O primeiro Twestival Rio fez parte de uma ação social global em favor da Charity:Water e foi um sucesso absoluto, sendo a cidade que mais arrecadou na América Latina. Nesta segunda edição com participação brasileira, as instituições atendidas serão locais, e no caso do Rio de Janeiro, a Sociedade Viva Cazuza, que está passando por sérias dificuldades financeiras e precisa da nossa ajuda.
Para quem não sabe, a Sociedade Viva Cazuza acolhe em sua casa crianças e adolescentes com AIDS (22 nesse momento). Lá, elas contam também com tratamento médico, apoio educacional e psicológico.
Vale ressaltar que o Twestival Rio não se trata de nenhuma ação de cunho religioso, partidário ou com fins lucrativos. É apenas um grupo de 12 amigos que se conheceram no Twitter e resolveram arregaçar as mangas pelas causas sociais. O evento já foi notícia no jornal O Dia e no G1, da Globo.com, além da divulgação em diversos blogs, sites e redes sociais.
Como posso ajudar?
Estará no ar até o dia 15/09 a Vakinha do Twestival Rio, onde todo valor arrecadado irá diretamente para a Sociedade Viva Cazuza. Você pode contribuir com o valor que quiser mas, quem doar acima de R$10,00, concorrerá a prêmios que serão sorteados no dia do evento. A lista de prêmios ainda não está fechada, pois sempre chegam novos produtos. Mais você pode acompanhar todos os itens já disponibilizados pelas empresas e parceiros que estão apoiando o evento, aqui. Clique aqui para doar.
Você também pode colaborar doando alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupas para crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos. Saiba aqui como fazer esse tipo de doação.
Quando e onde vai ser?
O festival em si acontece no dia 11 de setembro (sexta-feira), no restaurante Estação República, às 19h (Rua do Catete, 104, ao lado da estação do Metrô de mesmo nome). Compareça, chame os amigos e participe!
Links para você saber mais
Twestival Rio na mídia
Quem nos apoia ( e como)
Como doar
Doe e concorra!
Viva Cazuza no Twitter
Twestival Rio no Twitter
Siga o Twitter do Saiba Tudo para receber dicas do mundo digital.
Ad
Posts recentes
- Análise: MetroTwit
- TrocaJogo
- 5 sistemas operacionais para netbook
- Trillian 5 beta
- BlackBerry Torch 9800
Comentários recentes
- Francisco Antonio Santos Filho on Celular Sony Ericsson W395 em versão Hello Kitty
- Juliana Alves da Silva on Download: novo Skype 4.0
- Mario on Download: novo Skype 4.0
- Senhor Notícia on SlimPDF Reader
- Elkeane on Como atualizar o WordPress manualmente