Saiba como instalar o tema completo do Ubuntu Studio
O Ubuntu Studio é uma versão do Ubuntu voltada para profissionais (e por que não curiosos?) da área de edição de imagem, vídeos e sons. Porém, se você não tem interesse em ter instalado no seu computador esses programas específicos, pois não fará nenhum uso deles, é possível instalar apenas o tema. Saiba como.
Primeiro, adicione a linha deb http://archive.ubuntustudio.org/ubuntustudio feisty main
no final do arquivo /etc/apt/sources.list
. Para isto, no terminal, execute o seguinte comando: gedit /etc/apt/sources.list
Depois, execute estes comandos no terminal:
$ wget http://archive.ubuntustudio.org/ubuntustudio.gpg -O- | sudo apt-key add -
$ sudo apt-get update
Agora, é só instalar o tema do Ubuntu Studio, incluindo o gdm theme, wallpapers, icon theme e tudo mais que tem direito.
$ sudo apt-get install ubuntustudio-look
E para terminar execute este comando.
$ sudo apt-get install ubuntustudio-theme ubuntustudio-icon-theme ubuntustudio-wallpapers
Caso o tema não seja habilitado automaticamente, siga os seguinte passos. Para habilitar o theme, vá em Sistema > Preferências > Tema e escolha o tema do Ubuntu Studio. Já os Wallpapers (são dois), você pode escolher em Sistema > Preferências > Plano de Fundo no seu Ubuntu. Na imagem acima, veja como ficou o meu desktop após essas mudanças. Experimente.
Blogueiro deve sim ser responsabilizado pelo que escreve
Fui convidado pelo blogueiro Ricardo Cabianca para participar de uma discussão que eu classifico como delicada. Entendo que há um certo conflito nessa relação de blogueiros com a confiabilidade de seus textos. Artigos e notícias são dadas sem preocupação em citar fontes. Opiniões são transmitidas sem nenhum cuidado ético ou social. Como conciliar todas essas questões?
Acho errado começar essa discussão tentando impor aos blogueiros, profissionais ou não, a responsabilidade de jornalistas. Há uma confusão muito grande e uma mistura pouco produtiva dos assuntos. Jornalista é jornalista. Blogueiro é blogueiro. Porém, jornalistas podem ser blogueiros. Blogueiros não podem ser jornalistas. A não ser que façam quatro anos de curso superior.
Há muitos blogueiros metidos a jornalista por aí, achando que é só pegar uma notícia do Terra ou do IDG Now, reproduzir no seu blog e pronto. Longe disso. Jornalismo requer apuração, seleção, e acima de tudo, senso crítico sobre o que está se falando.
Eu sou jornalista formado, e mesmo assim não considero jornalismo o que faço aqui no Saiba Tudo. Aqui, tento passar para os meus leitores aminha experiência no campo da informática, no uso da internet como ferramenta de produtividade e para completar (afinal precisamos de momentos de lazer), trago as minhas resenhas e artigos sobre revistas em quadrinhos, o meu passatempo predileto.
Mas quem está errado nisso tudo? O blogueiro que tem uma excelente ferramenta de comunicação na mão, e usam como bem entendem? Os sindicatos dos jornalistas que ignoram esse fenômeno e não fazem uma campanha para ensinar o público internauta a diferença de blog blog ou blog jornalístico? Ou ainda, o problema é uma falta de regulamentação do setor, que o Congresso Nacional tenta colocar em pauta para votação, mas que os ditos probloggers choram mais que mulher abandonada no altar no dia do casamento?
Confesso que ainda não tenho uma opinião totalmente formada a esse respeito. Mas de uma coisa tenho certeza, algum tipo de ordem e regra deve ser colocada em prática, visando responsabilizar sim esses editores, mas como blogueiros. Com isso, tentaremos evitar que criem ou repitam “verdades” duvidosas. Afinal, é inegável a crescente influência que os blogs têm na vida das pessoas.
Aprenda a restaurar o X do Ubuntu sem susto
Os entusiastas em Ubuntu se empolgam com os recursos gráficos do Beryl e seu amigo gerenciador de temas, o Emerald. Porém, para tanto, é necessário instalar o driver para melhor habilitar os serviços de sua placa de vídeo, seja Nvidia ou ATI. Com isso, muita gente que está se iniciando neste mundo Linux, assim como eu, fica sem saber o que fazer quando o X do Ubuntu passa a não funcionar direito, por causa de alguma configuração errada no xorg.conf, por exemplo. Para nos salvar de ter que instalar tudo de novo, preparei esse pequeno guia.
Há duas maneiras rápidas e fáceis de solucionar esse problema. Se o ambiente gráfico do seu Ubuntu não estiver funcionando corretamente, reinicie o seu computador, pressione a tecla ESC rapidamente e escolha a opção de inicialização em Recovery Mode (segunda opção).
Caso sua placa de vídeo seja Nvidia, e você tenha instalado no seu sistema o pacote Automatix, basta digitar na linha de comando nvidia-automatix-restore.
A segunda opção, e isso vale para qualquer tipo de situação, existe um comando que eu classifico como a “regrinha de ouro” do Ubuntu. Para isso, basta digitar sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e seguir o passo a passo que for pedido. Depois, reinicie o computador e pronto, o X estará funcionando normalmente.
Instale facilmente Themes e Wallpapers no seu Ubuntu
Uma boa dica de site para mudar o visual do seu Ubuntu 7.04 Feisty Fawn é o Gnome-look.org. Lá, você encontra wallpapers, icons e themes para deixar o seu ambiente de trabalho mais bonito. Veja a seguir como mudar cada característica visual do seu sistema. Sei que esse artigo pode parecer ultrapassado por vários leitores, mas lembrem-se, sempre tem um novo usuário do Ubuntu precisando de uma força.
Note que essas dicas são mais adequadas para quem está com o Ubuntu cru, sem o Beryl ou Compiz. Noto que muita gente tem dificuldade de instalar os drivers da sua placa de vídeo, para que todos esses recursos como 3D, transparência e tudo mais funcione. E é claro, que com esses recursos habilitados, tudo fica mais bonito e interessante. Mas isso é assunto para outro artigo.
Themes: Se você não tem o programa Emerald (Beryl) instalado no seu Ubuntu, baixe apenas os temas que encontram-se na área GTK / 2x. E após baixar o seu tema predileto, vá em Sistema > Preferências > Tema. Abrirá uma janela com os temas já instalados, lá, clique no botão Instalar Tema, escolha o arquivo que você acabou de baixar e clique em abrir. Em seguida, confirme clicando em Instalar Novo Tema.
Wallpapers: Muito simples. Clique duas vezes na imagem de sua preferência. Depois, clique em Imagem > Definir como papel de parede > Terminar.
Icons: Para instalar um pacote de ícones, é só seguir os passos explicados em Themes, logo acima.
Siga o Twitter do Saiba Tudo para receber dicas do mundo digital.
Ad
Posts recentes
- Análise: MetroTwit
- TrocaJogo
- 5 sistemas operacionais para netbook
- Trillian 5 beta
- BlackBerry Torch 9800
Comentários recentes
- Francisco Antonio Santos Filho on Celular Sony Ericsson W395 em versão Hello Kitty
- Juliana Alves da Silva on Download: novo Skype 4.0
- Mario on Download: novo Skype 4.0
- Senhor Notícia on SlimPDF Reader
- Elkeane on Como atualizar o WordPress manualmente