Como prometido, trago aqui no meu blog a maneira que achei para fazer funcionar o drive da Nvidia em comunhão com o programa Beryl (gerenciador de efeitos para a área de trabalho) no Ubuntu 7.04 Feisty Fawn. E se você, assim como eu, não conseguiu habilitar esses recursos pela maneira mais fácil (como Automatix, entre outros), siga esses passos importantes.
Agradeço ao Willyan, e peço permissão para reproduzir aqui o pequeno tutorial publicado por ele no Fórum Ubuntu Brasil. Lembrando que não sou técnico em Linux. Apenas um usuário novato, mas com experiência em informática e vontade de ajudar outros que tenham a mesma dificuldade que eu.
Primeiro passo:
Antes de tudo você deve abrir o Synaptic e ir na opção Configurações > Repositórios. Em seguida, clique na aba Programas do Ubuntu, marque as quatro primeiras opções. Feche e clique em Recarregar.
Segundo passo:
Depois, instale o driver da sua placa de video. ATI ou Nvidia:
Use o Envy para isso: http://www.albertomilone.com/nvidia_scripts1.html (o link tá com o nome nvidia mas não significa que serve só para ela). Procure o pacote: envy_0.9.2-0ubuntu7_all.deb. Baixe ele e instale-o. Depois rode o programa e instale o driver automaticamente.
Terceiro passo:
Abra o Synaptic, digite no campo de Procura a palavra beryl. Após o resultado, instale os seguintes pacotes: (beryl) (beryl-core) (beryl-manager) (beryl-plugins) (beryl-plugins-data) (beryl-settings) (beryl-settings-bindings) (beryl-ubuntu) (emeral) (emerald-themes) (heliodor) (libberyldecoration0) (libberylsettings0) (libberylsettings0-gconf) (libemeraldengine0)
Quarto passo:
Abra um terminal: Vá no menu Aplicações > Acessórios > Terminal e digite o comando: sudo gedit /etc/X11/xorg.conf, digite sua senha se for necessário, tecle enter. Vai aparecer uma janela. É o seu xorg.conf.
Edite o arquivo xorg.conf adcionando as seguintes linhas; (DICA: tente deixar tudo alinhadinho como no resto do documento)
Na seção “Module” adicione:
Load “dri”
Load “dbe”
Load “glx”
Na seção “Device” adicione:
Option “XAANoOffscreenPixmaps”
Option “AddARGBGLXVisuals” “True”
No final do arquivo adicione as linhas:
Section “DRI”
Mode 0666
EndSection
Section “Extensions”
Option “Composite” “Enable”
EndSection
Salve o arquivo e feche. Reinicie o X pressionando as teclas Ctrl+Alt+Backspace
Último passo:
Após logar na máquina rode o beryl-manager. Para isso, pressione ALT+F2 e digite beryl-manager
Gostou deste artigo? Assine nosso feed e continue atualizado.
Maio 27th, 2007 at 9:17 am
ATENÇÃO, LEIAM!
Por Favor pessoal, qualquer tipo de opinião é válida, mas sem palavrões. O leitor Andrei Regiani mandou uma mensagem dizendo que este processo desconfigurou o Ubuntu dele, que ele teria que reinstalar tudo de novo.
Pessoal, lembrando que não sou técnico em Linux, como avisei no post, meu objetivo aqui é tentar ajudar os entusiastas como eu. E essa foi a única forma que achei para que desse certo o Beryl.
Para não ter mais dúvida, a máquina que foi feita o teste é a seguinte: Sempron 2800, 512 DDR-400 Kingston, Vídeo de 128mb MSI Nvidia FX5500.
O Linux, seja qual for a distribuição, eu classifico como um sistema “sensível”. Recomendo fazer o teste somente se você não tiver nenhum arquivo para perder. E se tiver dispisição de reinstalar tudo de novo caso dê algo errado.
Mas, caso queira, é só alterar o arquivo /etc/X11/xorg.conf, e onde tiver escrito driver “nvidia” coloque “nv”, salve e reinicie o sistema.
No mais, é só usar o bom senso.
Maio 27th, 2007 at 6:38 pm
Foi malz aew Adm! tava nervoso! o pior que vc esqueceu de mensonar que quando instala aquele programa de instala a nvidia automaticamente, tem que executar o programa depois ( isso foi o que eu pensei, porque bateu aquele duvida, eu tinha feito igualzinho ai, mas vai que cara esqueceu que tem que abrir ele depois no Menu Aplicações, … ) ai sim começou a instalar, MAS DEU A MESMA *****! ai tive que reforamatar tudo denovo, agora to traumatizado para seguir qualquer tutorial… porque o Ubuntu ja ta do jeito que eu quero, eu levo umas 1 hora pra arrumar tudo!
AFF
Maio 28th, 2007 at 1:24 pm
Admin,
vc não deve ser xingado em hipótese alguma! Afinal, é disso que se vive a comunidade free: um ajudando o outro, testando, quebrando a cara e acertando.
Cara, estava tentando configurar o Beryl + Nvidia + Ubuntu 7.04, a mais de 1 semana!!! Foram várias e várias horas… Depois que cheguei em casa sábado na madruga, fui tentar pela última vez. Instalei o Ubuntu em um outro HD q tava sobrando e depois caí na net, colocando de lado todos as dicas/tutos que já tinha lido. Enfim parei aqui e, já pelas 6:30 da manhã, consegui o milagre!!! TÁ FUNFANDO TUDO!!!
Sabe qual foi o diferencial aqui: no terceiro passo vc lista tudo o que precisa! Tudo o que vc pesquisou na net e testou vc colocou ali. Pra mim era o que faltava!!!
E não sabe da maior, quando fui no histórico pra agradecer não achei o teu blog… rs Só fui achar agora!!! Vc já tá nos favoritos!!!
Cara, continue assim. Quem me perguntar sobre problema com nvidia, vou mandar pra cá! rs
abraços!!!
Maio 28th, 2007 at 2:12 pm
Andrei, eu sei o quanto é frustrante, eu passei quase 1 mês tentando de tudo. Mas o que eu posso dizer é não desistir, a persistência é tudo. Vai por mim que sei o que to dizendo.
Bruno, muito obrigado pelas suas palavras, é por essas mensagens que me dá mais ânimo de escrever. Que bom que você conseguiu, agora é só diversão.
Mas ninguém me xingou não, só algumas palavras que não foram bem colocadas, mas está tudo na mais perfeita paz.
Abraços,
Pedro Cardoso
Maio 28th, 2007 at 11:04 pm
Valeu cara,
Sou um novo usuário do ubuntu e estou maravilhado com a facilidade e a capacidade de configuração dessa distribuição.
Esse seu tutorial de instalação e configuração do beryl foi uma mão na roda para mim que não sou acostumado com a plataforma linux.
Seu blog já está add nos meus favoritos, e esse tutorial, Vou passar a frente esse tutorial sempre q encontar alguém com dúvidas ou dificuldades para instalar o beryl.
Abraços!
Maio 29th, 2007 at 7:42 am
Obrigado pelas palavras Fabrício. Só lembrando que esse tutorial é do Willyan, do Fórum Ubuntu Brasil.
Maio 31st, 2007 at 3:40 pm
Muito bom o tutorial , obrigado.Mas eu não entendi uma coisa:seção module , eu não sei onde achar isso.Como eu tenho que fazer? Desculpa ai se essa pergunta for meio noob , é que eu instalei o ubuntu hoje e não sei mexer bem…..
Obrigado.
Maio 31st, 2007 at 3:57 pm
Ok Cstomateman, sem problemas, todo mundo começa do zero. É assim mesmo. Mas se você não souber mexer, sugiro calma.
A Seção, ou section, Module está no arquivo Xorg.conf. Cuidado ao editar este arquivo, ele é essencial para o funcionamento do ambiente visual do seu Linux Ubuntu.
Abraços,
Pedro Cardoso
Maio 31st, 2007 at 4:06 pm
Desculpe perguntar de novo mas eu estou agora na pasta Xorg.conf , como eu entro no module ou device?pelo editar?ferramentas? Ao invés de procurar o module eu escrevi “module” e agora meu arquivo não quer salvar mais ….
Ele fala que não tenho as permissões necessárias para salva-lo.
O que devo fazer?
Desculpe se estou te incomodando
Abraços
cstomateman
Junho 1st, 2007 at 11:19 am
Cstoteman, o xorg.conf é um arquivo e não um diretório. Dentro dele tem várias linhas de instrução, uma delas é a “Module”, com alguns códigos logo abaixo. Você apenas irá inserir as novas linhas de texto que explica nesse artigo, abaixo das linhas que já estão escritas.
E para salvar o arquivo, você deve inserir sua senha, para isso use o comando completo ao entrar no editor de texto, o gedit neste caso, colocando o sudo na frente. Assim, você entrará no modo root.
Junho 2nd, 2007 at 5:45 pm
Muito obrigado, O baryl ta funcionando 100% agora.Obrigado pela sua paciência e por ter me ajudado.Ficou muito bom esse tutorial, vou recomendar para os meus colegas.Até instalei o aMSN agora.
Muito Obrigado Pedro Cardoso !!!
Abraços
cstomateman
Junho 3rd, 2007 at 6:44 am
Valeu. Que bom que puder ajudar.
Abraços.
Julho 7th, 2007 at 8:21 pm
[...] você não tem o programa Emerald (Beryl) instalado no seu Ubuntu, baixe apenas os temas que encontram-se na área GTK / 2x. E após baixar o [...]