Aug
27

N900: smartphone da Nokia com Linux

Nokia N900

A Nokia continua surpreendendo a todos com seus lançamentos diários, nessa semana que antecede o Nokia World 2009. Agora, chegou a vez do smartphone N900, que vem equipado com Linux. Na verdade, acho que chamá-lo de um “computador de mão” seria mais correto.

O Nokia N900 parece ser algo realmente revolucionário, mesmo que eu não goste de usar este termo. Mas vejamos, ele tem uma tela WVGA de 3,5″, teclado QWERTY deslizante, processador ARM Cortex 8, 256MB de RAM, 32GB de memória interna, câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss, GPS, transmissor FM, saída de áudio 3,5mm e slot para cartão microSD. Ok, até aí um smartphone completo, pelo menos no papel. Mas o que tem de tão especial?

A grande sacada é que ele vem com o Maemo instalado, que é um sistema operacional da Nokia baseado em Debian Linux. Com isso, ele já vem com Firefox instalado, suporte a flash, os codecs de áudio e vídeo mais conhecidos do mercado, sistema de multitasking e outras coisas mais.

Pena que não veremos esse modelo por aqui tão cedo, pois a princípio, ele será lançado apenas no mercado europeu, ao preço sugerido de 500 euros. Veja um vídeo oficial abaixo e repita comigo: “eu preciso ter isso em mãos”.

Via: Gizmodo BR

1 Comentário para “N900: smartphone da Nokia com Linux”

Deixe o seu comentário!

Ad

Posts recentes

Comentários recentes

Ad

Nuvem de tags

3G Android aplicativos Asus Atom Blackberry Blog Blu-ray Bluetooth browser busca celular Dell desenho Fedora flash Google GPS Grátis iPhone iPod touch jogo laptop microSD Microsoft Motorola MSN navegador netbook Nokia notebook Nvidia orkut pendrive rede social Samsung smartphone Sony Ericsson Twitter Ubuntu video Vista wallpapers wi-fi Windows 7

Indicamos