Apr 27

Para participar do Movimento Blog Voluntário, escrevi no blog Receita do Sucesso sobre os perigos que enfrentamos com as pragas da internet. Lá, expliquei as pragas mais comuns que circulam pela grande rede, e apresentei alguns programas gratuitos, ideais para uma proteção completa do seu equipamento.

Agora, quero ampliar essa discussão apresentando e detalhando um pouco mais sobre os programas mais indicados por mim para cumprir estas tarefas:

Comodo Firewall – Digamos que você acabou de pegar um desktop ou notebook novinho. Vamos começar o nosso pequeno guia instalando um bom firewall para usuários domésticos. E neste quesito o Comodo é imbatível. Mas atenção: a versão 3.0 (somente em inglês) roda normalmente no Windows Vista, já a versão 2.4 (em português), não.

AVG 8 Free ou Avast! Home – Entre os anti-vírus gratuitos, mas com grande qualidade e confiabilidade, fico com estas duas opções. A escolha fica a seu critério. Sendo que o Avast requer um pequeno cadastro online para obter a validade do programa. Nada complicado.

Spyware Terminator – Para eliminar os spywares de maneira fácil e rápido, a minha escolha é o Spyware Terminator. Você pode configurá-lo para lhe proteger em tempo real, mas caso não seja necessário, pode programar uma varredura diária em busca desses programinhas indesejados.


Apr 24

Já está disponível para download o Ubuntu 8.04 (Hardy Heron). Algumas pessoas que testaram afirmam que esta é a versão mais leve e que possui o boot mais rápido, superando todas as versões anteriores. E assim como nas versões 7.04 e 7.10, vou publicar aqui uma resenha sobre essa nova versão, contando as minhas impressões, e ajudando aqueles que querem se aventurar no mundo Linux.

O Hardy Heron é uma distribuição LTS, trocando em miúdos, isso que dizer que você terá suporte da Canonical por três anos para a versão Desktop, e cinco anos (ao contrário dos 18 meses padrão) para Server.

Por enquanto, conheça algumas novidades de destaque do Ubuntu 8.04: GNOME 2.22, Linux Kernel 2.6.24, OpenOffice 2.4, PulseAudio – Servidor de som, X.org 7.3, Firefox 3 Beta 5, Brasero – Gravador de cds/dvds, Transmission – novo cliente de Bittorrent, World Clock Applet, Firewall, Plugin para pesquisar e ver vídeos do Youtube pelo Totem, Inkscape nos repositórios oficiais, Wubi (para instalar e desinstalar via Windows).

Download Ubuntu 8.04 Final (699MB)


Apr 23

Primeiro, quero agradecer a todos os participantes que acreditaram na Primeira Promoção do blog Saiba Tudo. Agora, a descrição do vídeo que vocês encontrarão em seguida. Nele vocês verão a tela do programa “Sorteio Virtual – Mais“, como expliquei no post anterior, onde listei todos os participantes. Notem que eu fiz vários sorteios na primeira sequência. Em seguida, “zero” os resultados, insiro novamente a quantidade de participantes e faço o sorteio pra valer.

Para ver o vídeo do sorteio, clique aqui. E o sorteado é? O blog Sem Querer Saiu, da Emily, que participou com o post “Entendendo a Blogosfera“. Parabéns Emily, e aproveite o seu pendrive Kingston de 4GB.


Apr 22

Encerradas as incrições na Primeira Promoção do Blog Saiba Tudo, que vai sortear um pendrive Kingston de 4GB, vamos conhecer os participantes e suas dicas. Neste post você encontra todos os participantes válidos (aqueles que obedeceram as regras do concurso) e seus respectivos números no sorteio.

Antes de apresentar a lista, quero divulgar como será feito o sorteio (que será realizado amanhã, dia 23 de abril). Repare que na lista abaixo, cada participante tem um número correspondente. Para sortear o número do ganhador, usarei o programa “Sorteio Virtual – Mais” encontrado no site Superdownloads. Fiz testes com ele ontem e funciona muito bem. Quem quiser baixá-lo, fazer seus próprios testes e comprovar sua eficiência, fique a vontade.

Vamos a lista. Peço por gentileza que, se eu esqueci alguém, ou se tiver algum erro no seu respectivo link, me alerte nos comentários ou via contato. Afinal, sou um ser humano e o ser humano não é livre de falhas. Obrigado a todos os participantes e boa sorte!

01 – Freaklink – Coisas extremamente úteis para seu celular 128×160
02 – Gerador I. I. – Como fazer gifs animadas no Fireworks
03 – Without Brain – Wini: ganhe para pesquisar no Google
04 – Como Fazer Geek? – Desabilitando o irritante autoscroll no Firefox
05 – Tampa Blog – Qual sua velocidade real de conexão
06 – Vivendo e aprendendo sempre – Invasores
07 – Triplo Sentido – Turbinando o seu pendrive
08 – Sem Sacanagem – Dicas para baixar vídeos na internet
09 – DCarbono – Como mudar o visual do Google Gmail e outros sites
10 – Pedro Menezes – 10 Sites super simples que são um espetáculo
11 – Sexo Para Presidente – Braille para pessoas sem deficiências
12 – Códigos Blog – Meta tags no blog
13 – Dr. Chicletinho – Contador de CO2 para blogs e sites
14 – Zine Acesso – Tribal Wars
15 – Cultura em Debate – Accord 2008
16 – Blog do Lenon – Melhore o desempenho do Firefox
17 – Blog dos Joguinhos – O último guerreiro das estrelas
18 – Sem Querer Saiu – Entendendo a Blogosfera
19 – Inexistent Man – Recupere fotos e arquivos deletados acidentalmente…
20 – Technoide – Leds do teclado pulsando com o Winamp
21 – Asterisko – Vista, Speedy e MTU
22 – Infobits – Google Reader: O leitor de RSS do Google
23 – Tigre de Muleta – USB Flash Disk
24 – Genealogia dos Hollas no Brasil – Genealogia
25 – Zecanet – MP3gle

UPDATE: Incluído os posts do blog Zecanet, e do Inexistent Man que eu havia esquecido.


Apr 16

Recentemente foi lançado o Wordpress 2.5, de vital importância para todos que usam esse ótimo gerenciador de blogs. Muitas pessoas me procuraram e perguntaram como fazer para atualizar seus blogs. Pensando nisso, resolvi fazer este pequeno guia.

Lembrando que existem outra duas soluções automáticas para quem não quer perder tempo: a ferramenta Fantástico, presente nos melhores serviços de hospedagens (host) e também alguns plugins que podem ser instalados diretamente no seu ambiente do Wordpress. Porém, se você quer ter um passo a passo que te deixe sob o domínio das ações, siga as instruções a seguir:

Primeiro de tudo, fazer os tradicionais backups. Tanto dos bancos de dados SQL, quanto dos arquivos hospedados no seu servidor (posts, imagens, configurações e tudo mais). Depois disso, baixe a versão 2.5 do sistema, e descompacte no seu disco rígido.

Em seguida, acesse o endereço FTP do seu host (o Saiba Tudo recomenda o Filezilla para esta tarefa), localize a pasta onde está instalado o seu Wordpress e apague todos os aquivos, MENOS o arquivo wp-config.php e a pasta /wp-content. Feito isto, copie todos os arquivos da pasta descompactada (onde contém a versão 2.5) novamente para a mesma pasta do seu host, EXCETO os arquivos que você preservou na hora da limpeza.

Para finalizar, basta acessar a seguinte URL no seu browser preferido: http://www.seusite.com.br / wp-admin / upgrade.php, clicar em “First step” e pronto.

Observações:

  • Não esqueça de desativar os plugins instalados antes de começar todo o processo.
  • Ao terminar, ative os plugins, e caso algum não funcione, com certeza você terá que atualizá-lo para contemplar a versão 2.5 do Wordpress.
  • Para saber mais informações sobre o Wordpress 2.5 antes de atualizar, visite o blog Veines Noires.
  • Estes procedimentos funcionam para atualizar qualquer versão do Wordpress.
  • Um erro muito comum é esquecer de de não deletar outros arquivos que você personalizou, como o locale.php, que é encontrado na pasta /wp-includes. Caso tenha esquecido de preservar este arquivo, e seu blog voltou a mostrar as datas em inglês, não se preocupe, lembre que você fez backup de tudo e agora pode enviar apenas este arquivo para o seu host. Percebeu agora porque não gosto de fazer este trabalho de forma automatizada? Essa é uma das razões.

Apr 13

Recebi um vídeo por email e resolvi publicá-lo no Videolog, me cadastrei lá, fiz todo o processo, escolhi o vídeo e fiz o upload, esperei cerca de 15 minutos para ver se o vídeo havia sido publicado e nada. Tentei fazer o upload mais duas vezes, nesse meio tempo conversei com o Bruno Dulcetti e ele me indicou a refazer o procedimento. Hoje conversei com o Rodrigo Yoda e fiz o procedimento com ele vendo, e ele viu que o vídeo que eu tentava inserir estava com problemas, me sugeriu modificar o vídeo no Windows Movie Maker, um programa que, até então, não conhecia.

Abri o software, que tem uma aparência agradável, Importei o vídeo pela opção “Arquivo > Importar para Coleções”. O programa dividiu o vídeo em 3 partes, selecionei as partes e movi para “Mostrar Linha do Tempo”. Nessa opção eu posso alterar a ordem dos vídeos, mas no meu caso, não fazia sentido. Depois disso finalizado, fui na opção que está no lado esquerdo “Concluir Filme” e em “Salvar no computador”. Escolhi a pasta e tudo pronto. Depois testei e voltei a fazer o upload.

Bom, esse post na verdade é para dar uma introdução ao uso dessa ferramenta que irei testar mais vezes e mostrar-lhes as funcionalidades dele. Já sei que podemos fazer vídeos e editá-los de várias formas, além de inserir sons para criarmos um vídeo de melhor qualidade.


Página 1 of 3123»