Dez 13

No mais recente artigo sobre Ubuntu, vimos como instalar a versão 7.10 Gutsy Gibbon em um notebook da marca Asus. Agora, continuando os testes na mesma máquina, vamos aprender como aprimorar a sua experiência na melhor distro do Linux. Instalando codecs, fontes, drivers e por aí vai.

Assim que o Ubuntu estiver instalado no seu laptop, vamos, antes de qualquer coisa, instalar o driver proprietário do seu firmware. Não faça o mesmo com a sua placa de vídeo, como pede o sistema. Faremos a instalação e configuração da placa de vídeo por outro método, mais à frente. Também nessa primeira etapa, vamos instalar o instalador automatizado conhecido como Automatix, pois vamos utilizar o mesmo em diversas etapas do processo de configuração do Ubuntu.

Fontes

Como estamos falando de notebook nessa série de artigos do Ubuntu 7.10, estamos falando também de tela LCD. Portanto, vamos habilitar o recurso Suavização de Subpixel que você pode acessar seguindo o seguinte caminho: Sistema > Preferências > Aparências > Fontes.

Em seguida, abra o Automatix, vá em Miscellaneous e selecione a opção Extra Fonts. Para instalar ? só clicar no botão “Start”. Centenas de fontes serão instaladas no seu sistema.

Vídeo

Caso o seu desktop ou laptop possua um chip gráfico da Nvidia ou ATI, sugiro que você baixe o instalador de drivers do Envy. Após instalar (é só clicar 2x em cima do instalador) e executar o programa, escolha a sua placa de vídeo e clique no botão aplicar.

Continua na segunda parte.


6 comentários até o momento...

  • Daniel Andrade disse em Dezembro 16th, 2007 at 6:24 pm:

    Nao aconcelharia ninguem a instalar o automatix, ele destroi com o sistema!

  • Pedro Cardoso disse em Dezembro 16th, 2007 at 6:47 pm:

    Daniel, se é para ajudar, seja mais específico. Pois comigo nunca aconteceu nenhum problema, Uso ele a 6 meses.

  • Saiba Tudo » Blog Archive » Configurando o Ubuntu 7.10 - parte 2 disse em Dezembro 21st, 2007 at 8:55 pm:

    [...] primeira parte deste especial, aprendemos os primeiros passos de como configurar o Ubuntu 7.10 em um notebook e [...]

  • Daniel Andrade disse em Dezembro 28th, 2007 at 8:03 pm:

    Pedro Cardoso, para desinstalar ele é preciso desinstalar primeiro todos os programas instalados por ele. Bom, dê uma pesquisada na net sobre isso.

  • Leonardo disse em Marco 8th, 2008 at 6:11 pm:

    Como fasso para configurar a rede wireles no ubuntu? Ja fiz todos os processos de colocar o ip fixo, i gat… o mac,dns,,,tudo porem a net não entrou em rede e muito menos pingopu como fasso isso ,,,,por favor me ajudem..
    Obrigado!!!

    Leonardo.

  • Pedro Cardoso disse em Marco 8th, 2008 at 6:29 pm:

    Leonardo, leia o post “Configurando o Ubuntu 7.10 – parte 2″ que se encontra na guia Ubuntu, nas categorias aí do lado.

    Abs.

Participe você também