Nov 8

Semanas atrás, fiz um pequeno artigo mostrando o processo de instalação e alguns recursos do Fedora 7, com o objetivo de ambientar o leitor no mundo desta eficiente distribuição Linux. Essa semana, foi lançado oficialmente o Fedora 8, com uma série de novidades que vamos listar logo abaixo. O download pode ser feito via Torrent ou link direto, e está disponível em formato DVD.

Estou baixando esta versão do Fedora, e em breve, postarei um artigo mais detalhado sobre ele. Assim como já fiz com o Ubuntu 7.04. Mas por equanto, fiquemos com algumas das novidades anunciadas pela Red Hat. Para conferir a lista completa de mudanças e acréscimos, consulte a documentação oficial.

- Novo visual, chamado de Infinity
- Novo tema, o Nodoka.
- Gnome 2.20
- OpenOffice na versão 2.3 com novos recursos
- O PulseAudio agora é instalado e ativado por padrão
- Dispositivos bluetooth e suas ferramentas agora possuem melhores interfaces gráficas e integração com o sistema.
- Compiz Fusion está agora disponível no Fedora 8, mas não está ativado por padrão.


Nov 8

Todos nós sabemos o quão bonito são os efeitos do Aero no Windows Vista. As transparências, o efeito flip em 3D, e outros recursos visuais. Mas também sabemos o quanto de memória toda essa “perfumaria” exige. Caso você não tenha interesse nesses recursos, e sua meta é performance (principalmente para jogos), saiba como desabilitá-lo.

É muito simples, clique com o botão direito do mouse no seu desktop (Área de Trabalho), depois, clique na última opção, “personalizar”. Na janela que abrirá, escolha a opção “Básico do Windows Vista” no box “Esquema de Cores” e clique em “ok”. Pronto, você vai perceber uma sensível mudança no processamento das suas tarefas.

Recomendo esta alteração para quem tem 1GB de RAM. Com 2GB ou mais, o Aero não irá atrapalhar a perfomance do seu trabalho com outros “programas” mais pesados. Portanto, desabilitá-lo não se faz necessário nesses casos.


Nov 5

Tive um problema com a conexão de rede (LAN) do meu Positivo Plus T115SL (com Windows Vista) que adquiri semana passada. Problema este que pode acontecer com mais pessoas, por isso, resolvi compartilhar com os amigos a solução que foi dada. Mas que problema é este? Não conseguia usar a internet por mais de 3 minutos, sem cair a rede. Após reconectar, a rede não se mantinha mais por muito tempo. Impraticável.

Descobri que o conflito estava com o Kapersky, antivirus que é padrão na linha de computadores da Positivo. Desinstalei, baixei e instalei o Avast! e pronto. Tudo resolvido. De qualquer maneira, não custa nada atualizar o driver Lan da placa-mãe, que é uma Asus P5GC-MX. Mas se o seu computador não for este modelo, baixe o programa CPU-Z, descubra qual o modelo da sua placa-mãe, visite o site do fabricante, e baixe o drive mais atualizado. Não custa nada.

Quero aproveitar este artigo para parabenizar o atendimento do suporte da Positivo Informática. Não é preciso esperar nada para ser atendido, estão de plantão até sábado às 20h e o problema foi resolvido rapidamente.


Página 1 of 11