Aug 23

Um dos serviços mais úteis da web é o Google Maps. Lá, você acha o seu caminho pelas grandes cidades. Como chegar ao Maracanã, qual o trajeto para o Cristo Redentor, entre outros. Porém, convém usar com parcimônia.

O sistema é muito interessante, pois permite que você ache uma pizzaria, uma locadora, academia, ou qualquer tipo de loja que você queira pesquisar no campo se busca, selecionando a guia “Encontrar empresas”. Muito útil, sim, mas a partir do momento que tenha uma colaboração maciça dos usuários do Google Maps para o bairro ou cidade que você esteja pesquisando, em um sistema colaborativo idêntico ao Google Earth.

Na guia “Como Chegar”, você pode traçar a sua viagem, o seu trajeto para não se perder nas grandes cidades. Nos campos adequados (endereço de partida e chegada), você pode indicar tanto uma cidade, bairro, ou até mesmo uma rua específica. O Google Maps traça a rota completa rua a rua, a kilometragem e o tempo de viagem aproximado.

Porém, e sempre tem um porém, na minha primeira pesquisa, tive a curiosidade de pesquisar um trajeto saindo da minha residência, até a Av. Rio Branco, no Centro do Rio. Logo na segunda curva, o sistema manda você entrar em contra-mão. Portanto meu amigo e minha amiga, não confie cegamente no Google Maps, ou você pode dar de cara com um ônibus por aí. Sabendo usar, ele ainda é uma excelente ferramenta.

NO SEU BLOG

Essa semana, o Google incluiu um novo serviço no Maps. Agora, você pode colocar o seu mapa pesquisado no seu site ou blog, apenas copiando e colando o código gerado em “Criar link para esta página” > “Personalizar e visualizar mapa incorporado”. Simples assim.


Aug 18

No artigo anterior, mostrei um bom site para se encontrar aquela fonte que melhor se ajuste à sua necessidade. Seja para trabalhos escolares, profissionais ou até mesmo para criar e atualizar o seu blog. Mas, nenhum trabalho gráfico está completo sem uma boa imagem. Por isso trago desta vez a dica do ótimo banco de imagens gratuitas Stock.xchng.

O nome é esquisito, mas a maioria das fotos são gratuitas (as pagas não custam mais do que US$ 1,00). Além de uma boa quantidade, o acervo deste site nunca me deixou na mão. Utilizo quase diariamente para ilustrar os meus blogs, e nunca tive um termo de busca recusado. Lembrando, caso queira testar, utilize palavras da língua inglesa.

Depois de aparecer o resultado da sua busca, clique na miniatura de uma das imagens. Isto irá abrir uma página com todas as informações técnicas da foto, além dos dados do fotógrafo e as condições legais para utilizá-la. Para obter essa informação, procure na janela “Photo Details” pela opção “Usage” e clique em “see usage options”.

Atenção, para baixar as fotos em alta resolução, é necessário responder um pequeno cadastro. No menu do lado esquerdo da página principal, é só clicar em “Sign Up!” e preencher com os seus dados pessoais.


Aug 17

Desde o tempo que eu estava na faculdade de comunicação, utilizava o site Wanted Fonts para achar e baixar fontes para utilizar nos trabalhos gráficos. Agora, queria compartilhar com os leitores do Saiba Tudo a dica deste ótimo site, que disponibiliza milhares de fontes, de todos os tipos e famílias, para o seu trabalho escolar, utilizar no Photoshop, Corel Draw, ou simplesmente incrementar o seu texto.

No Wanted Fonts você procura suas fontes preferidas por categorias (são 27 no total), ou por ordem alfabética, caso você já saiba o nome da fonte que procura. A maioria é freeware.

O grande destaque do site é que, na área de cada fonte, você pode digitar uma palavra, ou uma pequena frase, como forma de obter um preview e ter uma noção se aquela fonte específica lhe satisfaz. Para isto, basta digitar a sua frase no campo “preview text” e clicar no botão “sample”. Assim, você não fica baixando fonte por fonte perdendo tempo. E todo mundo sabe que tempo é dinheiro.


Página 1 of 11